Mão de obra pode ser a chave para alavancar os resultados do setor e-commerce

Tornar os clientes mais satisfeitos com os serviços da empresa, e potencializar as vendas no e-commerce, é algo imprescindível nesse momento. Atualmente, muitas empresas estão preferindo contratar uma modalidade de mão de obra, para o segmento de e-commerce, seja especificamente em logística ou não.

Mão de Obra Temporária de Facilities

Contratar serviços de facilities contribui para que a empresa se mantenha em plena operação de forma segura e lucrativa. Tendo em vista que esse tipo de trabalho é capaz de atender as demandas que, antes caíam sobre a infraestrutura interna da empresa.

Ao contratar mão de obra temporária para serviços de Facilities, o contratante tende a ser beneficiado, porque pode utilizar deste tipo de serviço, por um período (curto ou não), podendo atuar em determinada atividade.

Assim o empresário economiza tempo nos processos de contratação e treinamento, de maneira prática e muito rápida. É um processo que oferece a solução especializada com custo e tempo reduzidos.

Como funciona Facilities para e-commerce?

É comum que, ao pensar em facilities, venha à memória trabalhos como: limpeza, portaria, manutenção e outras funções que são importantes também para que toda empresa funcione.

E o mesmo se aplica ao e-commerce! Um e-commerce não consiste apenas em ter um site publicado e vendendo produtos.

Na realidade existe todo um processo logístico que precisa ser perfeitamente executado, para que o cliente na outra ponta permaneça satisfeito com a marca.

Por isso mesmo, contratar mão de obra especializada é fundamental neste tipo de processo. No entanto, este tipo de operação tem um peso no valor final do produto e, também, o quanto é difícil encontrar determinado profissional para uma empresa.

Algo que não acontece quando a decisão é por contratar uma prestadora de serviços, tendo em vista que ao procurar uma empresa com expertise que oferece mão de obra especializada, a busca por esse profissional passa a ser a solução da empresa contratada. E não mais, da empresa contratante.

Esta é a hora de se investir, em novas contratações

É preciso entender que todo cliente que compra em e-commerce e não fica satisfeito, é uma conquista para o concorrente.

De maneira que seja necessário investir mais na captação de novos clientes, e todo esse processo certamente é prejudicial para a credibilidade da marca.

Comprovando assim, que a todo momento a empresa deve investir na estruturação de equipes, reduzindo falhas e retrabalhos na linha produtiva (recebimento, armazenagem, picking e na expedição de produtos), diminuindo o lead time do pedido. Isso promove redução dos custos com armazenagem e dos prazos oferecidos para os clientes, conquistando a satisfação.

Vantagens nessa contratação

É importante lembrar que, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o e-commerce deve movimentar cerca de R$106 bilhões em 2020.

Por isso mesmo, é um setor que apresenta constante crescimento independentemente da economia nacional.

A primeira vantagem desse tipo de contratação é escolhendo uma empresa de confiança para oferecer mão de obra temporária, é ter uma equipe qualificada com rapidez na contratação e zero burocracia para a empresa.

Toda a gestão da mão de obra é feita pela empresa contratada, que fornece profissionais de alta qualificação, agregando em custo-benefício compensável, conforme:

– todo processo seletivo e de admissão;
– exames médicos admissionais e complementares;
– gestão da folha de pagamento e benefícios;
– recolhimento dos encargos de natureza salarial e fiscais.

Portanto, é uma mão de obra especializada e que será obtida de forma ágil, proporcionando que a equipe interna possa estar focada em realizar as atividades estratégicas do negócio.

A justificativa da contratação

Contratar mão de obra temporária requer uma justificativa, em geral é preciso que ocorra uma demanda complementar de serviços (acréscimo extraordinário nas vendas) para concretizar esse tipo de contratação.

E nesse período de afastamento social, as vendas online aumentaram exponencialmente*, sendo a mais e oportuna e perfeito período de contratação de temporários, para o e-commerce.

E muitas empresas não têm tempo e estrutura para contratar as equipes necessárias (logística/Facilities), devido a demanda.

Possibilita que a empresa se ajuste com facilidade

Se o afastamento social trouxe uma grande demanda para o e-commerce, veja a flexibilidade que se ganha na operação com a contratação de mão de obra temporária:

1) ela permite uma implantação de forma rápida, ajustando-se a qualquer cenário;

2) é possível também, dispensar essa mão de obra em caso de queda no movimento, tendo em vista que a contratação de temporários visa justamente tornar esse processo rápido, pouco burocrático e aliada nos resultados para a empresa;

3) além disso, se algum colaborador se destacar por desempenho, é possível internalizá-lo aos quadros de efetivos na empresa, com o objetivo de sempre ter os melhores funcionários, buscando a melhor performance nos resultados do negócio.

Se quiser entender melhor esse tipo de contratação, entre em contato com um especialista da RH Broker.

A RH Broker é uma empresa especialista na contratação de Mão de Obra Temporária e em Facilities, atuante no mercado há mais de 10 anos, sempre focados em superar as expectativas dos clientes, com ética e transparência, resultando em uma performance assertiva e de qualidade.

* A quarentena fez as vendas online explodir. E intensificou o embate entre varejistas de móveis e eletros, apps de delivery, supermercados e lojas de bairro. Revista Exame 22/04/2020.

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPARTILHE

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on google
Share on linkedin
Share on email

ÚLTIMOS POSTS