É normal ter dúvidas quando o assunto é contratar trabalho temporário. Afinal, é um tipo de contratação que está emergindo novamente.
No entanto, são inúmeros os benefícios de se contratar trabalho temporário, que impactam não só nas suas vendas, mas na satisfação de sua equipe.
Por isso, separamos algumas dicas que você pode conferir agora mesmo sobre todos os benefícios relacionados a contratação dessa modalidade. De modo que seja possível decidir, sobre a forma mais assertiva na contratação de temporários para o seu negócio.
O que é trabalho temporário?
Antes de entender quais são os benefícios desse tipo de trabalho, é importante saber exatamente o que pode ser classificado como trabalho temporário.
O trabalho temporário é aquele contratado para suprir uma necessidade eventual ou substituir a equipe permanente em período pré-determinado, como quando é preciso tirar férias.
Assim como pode ser contratado quando existe a necessidade de suprir uma demanda (extraordinária / imprevista) em determinado período do ano, como o aumento das vendas no natal, Páscoa, Dias das Mães, chamados pelo comércio de “meses quentes”.
Esse tipo de contratação tem uma data certa de início e fim. Sendo muito propício também, para que a empresa avalie o desempenho de novos colaboradores e defina entre eles, quais podem ser contratados permanentemente.
Mas quais são os benefícios de contratar um profissional que sabe que será demitido no final de um prazo curto? Será que essa pessoa irá se esforçar e dar o seu melhor mesmo sabendo que existe prazo para o contrato terminar?
Regras do trabalho temporário
Existem algumas regras que precisam ser seguidas quando o assunto é trabalho temporário. É um tipo de contratação que pode durar até 180 dias.
Esse período de 180 dias pode ser composto por dias consecutivos ou não, podendo ser prorrogado por mais 90 dias igualmente consecutivos ou não. O período NÃO consecutivo é chamado de contratação intermitente
Findo esse prazo (180 + 90 dias) a empresa não pode contratar o mesmo temporário, havendo neste caso, um intervalo obrigatório de 90 dias, para utilizar esse profissional novamente como temporário.
Vale lembrar que o trabalho temporário é diferente do trabalho terceirizado. No caso da terceirização as regras são diferentes, tendo em vista que é uma contratação que pode ser feita de longo prazo.
Benefícios de contratar temporários
Existem inúmeros benefícios da contratação de temporários, mas nos ateremos aos principais para que você possa decidir se essa é mesmo a melhor opção, para a sua empresa, confira agora os 6 benefícios dessa possibilidade de contratação:
1. Contratação rápida
A contratação de um trabalhador temporário é menos burocrática e muito mais rápida que a convencional, o que contribui para que sua empresa possa ser rapidamente suprida em suas necessidades.
Assim, evita que sua equipe fique sobrecarregada e isso gere um desgaste dos colaboradores fixos.
O enceramento do contrato com o trabalhador temporário, não tem dificuldades e é mais objetivo, evitando que sua empresa perca tempo com burocracias trabalhistas.
2. Funciona como período de experiência
Se a sua empresa está precisando contratar mão de obra permanente, a contratação de temporários é uma ótima ferramenta de avaliação, auxiliando na escolha dos melhores profissionais para essas vagas.
É usual que empresas varejistas do país inteiro façam uma contratação temporária para suprir a demanda de fim de ano. E a partir de janeiro, efetivem aqueles colaboradores que se destacaram durante o período em que foram temporários.
Saber que existe a possibilidade de ser efetivado ao final do período de contrato temporário, é um motivacional para esses profissionais. Portanto, é interessante que eles saibam da existência desta possibilidade.
3. Ajusta sua empresa às demandas com agilidade
Por ser um tipo de contratação mais rápida de fazer, é possível ajustar sua empresa às demandas de mercado com mais facilidade.
Assim, seus clientes são os principais beneficiados ao continuarem sendo atendidos com o padrão de qualidade que são habituados. Algo que seria impossível manter com a equipe sobrecarregada.
Portanto, é o tipo de contratação que deve ser feita em períodos comemorativos, como ocorre todos os anos para suprir as necessidades das empresas varejistas.
Épocas de destaque, em que grande parte das empresas apresentam um aumento de vendas, tendo em vista a busca por presentes, inclusive no fim de ano, quando há a liberação do 13º salário que injeta dinheiro no comércio, impulsionando a economia.
4. É motivador para a sua equipe
Uma equipe sobrecarregada não é capaz ou fica suficiente motivada em dar conta de tudo que é necessário para manter o crescimento da empresa.
Além disso, é comum que em cenários de aumento de estresse os colaboradores adoeçam mais. No entanto, quando existe a contratação extra para que os colaboradores não se mantenham tão sobrecarregados, eles tendem a se sentir beneficiados.
Cria-se um ambiente positivo para a melhora do espaço laboral, uma vez que os colaboradores fixos não se sentem submetidos à tamanha pressão em dar conta de mais trabalho do que o habitual ou o que são capazes de realizar.
5. Segurança para a empresa
A reforma trabalhista trouxe as empresas que utilizam de trabalho temporário, dispositivos que garantem uma segurança jurídica na contratação de prestadoras.
Afinal, o tema trabalho temporário na reforma trabalhista, foi ajustado também com essa finalidade, visando dar segurança para ambas as partes. Evitando processos trabalhistas imaginários e burocracias nessa demissão.
Tornando todo o processo muito mais viável, seguro e interessante para a empresa contratante.
6. Gera mais economia para a empresa
O profissional temporário não apresenta para a empresa custos como aviso prévio indenizável ou multa de FGTS. Portanto, sua contratação é muito mais em conta para a empresa.
O contrato deve ter um período para início e fim de acordo com o motivo que justificou a contratação. Caso a empresa precise do funcionário somente por um mês ou alguns dias, o contrato com o trabalhador temporário, poderá ser encerrado de acordo com o previsto na legislação.
E assim, a empresa não tem qualquer custo extra. Tendo recebido todo o resultado do qual necessitava e não sobrecarregando a equipe fixa.
O profissional contratado realmente dará seu máximo?
Esta é uma dúvida de muitos empresários. Afinal, se o colaborador sabe que o seu contrato tem prazo para se encerrar, porque ele se dedicaria ao trabalho?
Acontece que a mão de obra temporária é benéfica não só para a empresa. Um trabalhador que busca emprego há alguns meses e consegue um trabalho temporário, tende a se dedicar a ele.
E mesmo quem já possui histórico de atuar nos finais de ano e datas festivas para atuar somente como temporário, tende a ser um profissional focado em entregar uma boa experiência para a empresa contratante.
Em todo caso, é interessante que a empresa tenha muito bem definido o tipo de profissional que deseja contratar. Deixando claro na entrevista quais são as demandas que o contratado deve suprir.
É óbvio que toda contratação requer que a empresa faça um filtro, identificando o profissional com o melhor perfil para a vaga.
E por esta ser uma contratação menos burocrática, haverá menor demora para encontrar esse colaborador. Portanto, com tudo que já vimos até aqui, podemos dizer que contratar trabalho temporário é deveras benéfico, para as empresas.
Seja qual for a área de atuação da sua empresa, esse tipo de contratação é bom para o seu negócio, para sua equipe e para quem for contratado.
—
Nós da RH Broker somos especialistas na contratação de Mão de Obra Temporária e Facilities. Atuamos no mercado há mais de 10 anos, sempre focados em superar as expectativas de nossos clientes, com ética e transparência, resultando em uma performance assertiva e de qualidade.
Estamos aqui para ajudar a sua empresa também, clique no link abaixo e fale com um especialista.
Acesse: https://materiais.rhbroker.com.br/modalidade-trabalho-temporario