O papel do bombeiro civil dentro da empresa. O bombeiro civil é um profissional que atua na linha de frente, contribuindo para a segurança de todos que circulam no ambiente resguardado pelo bombeiro.
Por isso, sua atuação é indispensável em empresas privadas, realizando um trabalho de prevenção e também de enfrentamento em situações de risco.
O papel do bombeiro civil é de extrema importância para a segurança de todos que convivem no espaço resguardado pelo profissional.
Quais as atribuições do bombeiro civil em empresas?
As atribuições do bombeiro civil são regulamentadas pela Lei 11.901, de 2009, que garante os direitos desse profissional.
Assim como a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), utiliza o dispositivo NBR 14608/17 para regulamentar a função. Através do dispositivo, são detalhadas as formas de atuação e como o profissional deverá ser alocado em seu local de trabalho.
A ABNT determina quantos profissionais devem estar disponíveis para atendimento de acordo com o tipo de instalação. Segundo a normativa, as construções com mais de 1.500 metros quadrados devem contar com a atuação desses profissionais.
Toda empresa deve, portanto, seguir a tabela de disponibilidade de socorristas. O documento considera em média 1 profissional para cada 5.000 metros quadrados ou um profissional para cada 10.000 metros quadrados de área utilizável.
A variação se dá de acordo com as dimensões e tipos de construções em questão. Para que se tenha um exemplo, um shopping de 80 mil metros quadrados de área locável pode contar com mais de 16 socorristas.
As atribuições do bombeiro na empresa
Entre as atribuições do bombeiro civil, o profissional deverá atuar de forma a prevenir e combater incêndios. Além de ser o responsável por evacuar o local de trabalho em caso de emergência, bem como prestar primeiros socorros.
Por isso, cabe ao profissional identificar e avaliar riscos existentes em instalações e na construção em que trabalha. O bombeiro civil precisa fazer inspeção periódica dos equipamentos de combate ao incêndio.
É preciso que o profissional realize testes e faça a manutenção básica de equipamentos de combate ao incêndio.
Para além disso, o profissional deve manter as rotas de fuga bem sinalizadas, além de manter todas essas rotas liberadas. Caso ocorra algum incêndio, o bombeiro poderá orientar os demais a fugirem do local com segurança.
O bombeiro civil é um profissional que está restrito a atividades em empresas privadas. Sua atuação é indispensável na prevenção, identificação e combate aos princípios de incêndios.
Dessa forma, ele atua na minimização de perdas e danos. Podendo prestar também, os primeiros socorros em caso de incêndio.
É importante ser um profissional qualificado
O bombeiro civil é um profissional que passou por um curso de qualificação. Estando preparado para atuar na prevenção de incêndios e primeiros socorros.
O profissional não tem a mesma atuação de um bombeiro militar. Em caso de incêndio, é preciso chamar o corpo de bombeiros militar, que irá combater o incêndio no local.
O bombeiro civil nesse caso, se torna responsável por orientar os profissionais em relação ao local, saídas de emergência e possíveis vítimas que estão sem conseguir sair do local.
Em casos de incêndios de grandes proporções, a atuação em conjunto é indispensável para combater as chamas.
Para se tornar um bombeiro civil são necessárias no mínimo 210 horas de treinamento, que envolve aulas práticas e teóricas.
Além disso, o profissional deve ser aprovado em seu curso com no mínimo, 80% de aproveitamento. Portanto, é um treinamento rigoroso e que prepara o profissional para as situações que irá enfrentar em seu cotidiano laboral.
O profissional deve trabalhar uniformizado
Um bombeiro sempre deve estar uniformizado em seu local de trabalho. No entanto, é importante que o uniforme seja diferente do bombeiro militar.
Em caso de incêndio, o bombeiro civil precisa estar perceptivelmente diferente do bombeiro militar. Por isso mesmo, é indispensável que os uniformes tenham diferenças que destaquem os profissionais com facilidade.
Quais empresas devem contratar bombeiros?
Em geral, a contratação segue os padrões estabelecidos pelas regras de cada estado. O habitual é que seja considerado os fatores de risco.
Quanto maior é a edificação, maiores tendem a ser os riscos de um incêndio ou problemas que necessitem de um socorrista.
Por isso mesmo, um dos fatores analisados para identificar se deve haver contratação de um bombeiro civil é o tamanho da edificação.
É importante consultar os parâmetros estabelecidos em seu estado. De forma que, a empresa respeite as orientações e contrate o número adequado de profissionais para o porte do local.
Isso irá garantir que os bombeiros civis alocados em sua empresa possam atuar de forma preventiva. Evitando que ocorra um incêndio.
Em geral, shoppings centers necessitam de bombeiros civis, principalmente para prestar primeiros socorros caso algum cliente apresente necessidade.
O bombeiro também deverá atuar analisando os materiais de combate à incêndios, reportando irregularidades.
Diariamente, o bombeiro deve fazer um relatório de seu trabalho, enviando para os responsáveis pela administração da empresa.
Como contratar bombeiro civil?
Algumas empresas precisam por Lei contratar bombeiros civis. No entanto, esse não é um processo simples e fácil!
Contratar um bombeiro pode ser difícil, afinal, existem poucos profissionais qualificados e disponíveis no mercado.
Portanto, é preciso divulgar bastante a vaga e dedicar um tempo para a seleção de profissionais. O que demanda ao menos um profissional da equipe de RH da empresa.
Para evitar esse tipo de contratação mais lenta e que faz o RH ter o tempo comprometido, é possível terceirizar a mão de obra do bombeiro.
Vantagens de terceirizar mão de obra
Terceirizar mão de obra facilita a gestão da sua empresa. Ao invés de perder tempo buscando um profissional qualificado, sua empresa pode contratar a RH Broker que irá enviar um bombeiro civil pronto para iniciar o trabalho.
Com a terceirização, seu negócio ganha de diferentes formas. A primeira, é justamente evitar que sua equipe de RH perca tempo com uma atividade que não gera lucro diretamente para a empresa.
Outro benefício de terceirizar é que, a contratação tende a ser muito mais rápida. A RH Broker conta com um banco de talentos preenchido por profissionais qualificados.
Dessa forma, a contratação é acelerada e toda a parte burocrática fica por conta da equipe da RH Broker. Evitando novamente a perda de tempo.
O bombeiro irá iniciar suas atividades na empresa e será acompanhado pela nossa equipe. Caso o profissional não apresente o desempenho esperado, será rapidamente substituído.
Se a edificação precisa de mais de um bombeiro civil, a contratação por meio de terceirização é ainda mais vantajosa.
Afinal, ao terceirizar toda a burocracia fica nas mãos dos nossos especialistas em RH, o que torna o processo muito mais simples para a sua empresa. Além disso, a mão de obra terceirizada é qualificada e mais em conta.
Portanto, contratar um bombeiro civil contando com a RH Broker para intermediar o processo, é muito mais prático.
RH Broker: soluções para a sua empresa
Além de poder contratar bombeiros contando com os experts da RH Broker, outros profissionais também podem ser terceirizados contando com a empresa.
Se o objetivo é recompor seu quadro de profissionais, mantenha contato! Nossa equipe soluciona rapidamente suas contratações, oferecendo profissionais qualificados para o cargo pretendido.
Ao contratar a RH Broker, a contratação se torna fácil e prática, oferecendo soluções e acompanhamento da performance dos profissionais em sua empresa.
Nós da RH Broker somos especialistas na contratação de Mão de Obra Temporária e Facilities. Atuamos no mercado há mais de 10 anos, sempre focados em superar as expectativas de nossos clientes, com ética e transparência, resultando em uma performance assertiva e de qualidade.
Estamos aqui para ajudar a sua empresa também, clique no link abaixo e fale com um especialista.
Acesse: https://materiais.rhbroker.com.br/modalidade-trabalho-temporario