Você já deve ter escutado sobre a Sídrome de Burnout, certo?
Pelo ponto de partida, para que uma empresa tenha sucesso ela precisa antes de mais nada que os seus colaboradores estejam em perfeita condições físicas e mentais.
Assim, podem realizar as suas tarefas com tranquilidade e tudo fluir perfeitamente no desempenho funcional de seu negócio.
Mas e se de repente os seus funcionários entrassem em colapso literalmente.
Sabia que isso pode acontecer e, a Síndrome de Burnout, nos mostra como um distúrbio psíquico que pode causar muito estrago não só para a sua empresa, como principalmente para os seus colaboradores.
Para que você possa livrar seu ambiente de trabalho desse mal, preparamos esse artigo para que você entenda e auxilie as pessoas sobre as consequências do estresse causado no ambiente de trabalho.
O que é a Síndrome de Burnout?
A Síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico que acomete as pessoas que trabalham em um ambiente estressante.
Pessoas que vivem sob constante pressão, seja por cobranças ou por conviver entre pessoas tóxicas no ambiente de trabalho, se tornam vazias, esgotadas e incapazes de realizar qualquer atividade por mais fácil ou comum que elas sejam.
Foi o Psicólogo Alemão radicado nos Estados Unidos, Herbert Freudenberger, que, na década de 1970, usou esse termo Síndrome de Burnout.
Assim, utilizou-se o termo para descrever o estresse extremo que acomete os profissionais que, em seus trabalhos, se sacrificam pelos outros.
E por isso, estão sempre exaustos e incapazes de lidar com qualquer situação do seu cotidiano.
Quando ele fez essa análise usou para caracterizar a situação de médicos e enfermeiros que atuavam sob tal pressão.
Mas hoje em dia a Síndrome de Burnout é usada para caracterizar qualquer profissional em qualquer área de atuação, onde o seu trabalho estressante o torna uma vítima desse distúrbio.
Como identificar o Burnout em colaboradores?
Como falamos antes, a Síndrome de Burnout é um transtorno psicológico em que o indivíduo acometido pela doença sofre de extremo estresse ligado a uma rotina de trabalho estafante em um ambiente de trabalho tóxico.
Para você empresário, gestor ou gerente de empresas, estar atento aos sintomas iniciais da doença seria o ideal, por que logo que o paciente é diagnosticado, ele começa a receber tratamento e aos poucos pode voltar à rotina normal de trabalho.
Dentre os principais sintomas que você pode identificar estão:
Ausências no trabalho
O funcionário começa a faltar sem motivo aparente e de maneira constante.
Agressividade
A pessoa começa a apresentar episódios de agressividade contra os colegas aparentemente sem motivo.
Mudanças bruscas de humor
O colaborador muda com frequência de humor, com momentos de alegria e depois tristeza profunda.
Isolamento
A pessoa acometida pelo Burnout prefere se isolar e não manter contato com ninguém, somente quando muito necessário.
Lapsos de memória
Um dos sintomas clássicos da síndrome de Burnout é a falta de memória, a pessoa não lembra muitas vezes o que acabou de fazer, o que dificulta muito o seu trabalho.
Ansiedade
Faz parte da rotina do funcionário acometido com essa doença, estar sempre muito ansioso com relação a tudo que vai acontecer em sua rotina de trabalho.
Dificuldade de concentração
É outro sintoma clássico, o funcionário não consegue se concentrar em suas tarefas tendo como consequência a não realização do seu trabalho.
Depressão
Muito perigoso para a pessoa que tem a síndrome, pois a depressão pode causar muitos problemas e culminar até com a morte através do suicídio.
Pessimismo
Outro clássico dessa doença, o pessimismo estará com seu funcionário onde ele, for arrastando tudo e todos com ele.
Sendo assim, esteja atento a todos esses sintomas para que você possa intervir e evitar um mal maior para o seu colaborador, e agir antes que isso comprometa todo ambiente da sua empresa.
Dicas para evitar a síndrome na sua empresa
Agora que você estará mais atento aos sintomas que porventura algum funcionário possa apresentar, separamos algumas dicas para que você empregue em sua empresa para tornar a vida do seu colaborador mais tranquila, são elas:
Valorize o trabalho em equipe
Ponha seus colaboradores para trabalhar em equipe, esse tipo de atitude desenvolve laços afetivos naqueles que estão juntos buscando o bem comum através do trabalho desenvolvido pela equipe.
Faça com que seus funcionários apreciem a companhia um dos outros sem despertar a competição.
Reconheça emoções e sensações desconfortáveis
Aprenda a observar o seu time e antecipar qualquer atitude que possa vir a prejudicar a boa convivência.
Como gestor, você precisa mostrar para os seus funcionários que o direito de um acaba quando começa o do outro, criando assim um ambiente mais harmonioso para que o trabalho flua sem mais estresse.
Identifique as necessidades não atendidas
Em uma empresa lidamos com várias pessoas com vários tipos de personalidades
Por isso mesmo, esteja atento para não privilegiar alguns em detrimento de outros, bons funcionários merecem ter as suas necessidades atendidas, isso que vai dar a ele um parâmetro para entender o quanto o trabalho dele é importante para empresa.
Otimize o tempo das suas equipes
Um dos principais motivos de exaustão no ambiente de trabalho é o número de horas que o funcionário passa dentro da empresa.
Otimize essas horas procurando evitar trabalho desnecessário e consequentemente o aumento do estresse e da fadiga.
Esteja sempre atento aos sinais e incentive aos funcionários que quando saiam da empresa se desliguem do trabalho para entrar realmente em uma zona de relaxamento.
Construa uma cultura colaborativa
Agora que você é um gestor atento aos sinais de fadiga e estresse em seus funcionários, que tal buscar soluções efetivas para uma melhoria do ambiente de trabalho.
Agora pare para analisar, será que terceirizar algumas tarefas não seria a melhor saída?
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